domingo, 21 de novembro de 2010

Uma loira gelada sustentável



Pessoal, é isso mesmo. Já tem alguns anos que em países do Hemisfério Norte estão sendo produzidas de forma sustentável a bebida que o brasileiro mais aprecia, a cerveja.

Onde isso começou? Pasmem! O príncipe Charles da Inglaterra produz cerveja sustentável em sua fazenda desde os anos 90 1. A história começou com o uso da propriedade Real para a produção de produtos orgânicos e com o tempo o príncipe de Gales resolveu produzir sua própria cerveja de modo sustentável.

E essa “moda” pegou nos países do norte. Atualmente, um dos maiores produtores e consumidores são os EUA, tanto que eles já possuem um festival próprio, o Festival dos Cervejeiros Orgânicos, que já está na edição 6 com mais de 50 marcas participantes e 20 mil visitantes 2.

De acordo com Nelmara Arbex, do blog Sustentabilidade com Pimenta3, a cervejaria mais sustentável do mundo é a americana New Belgium, segundo o ranking do site Greenopia. Ela produz cerveja orgânica, trabalha com fornecedores locais e adota outras práticas socioambientais4.

Mas e o Brasil? Somos grandes produtores de cervejas de excelente qualidade e também grandes consumidores, mas a produção sustentável ainda está engatinhando por aqui.

A grande sacada não é apenas fazer uma cerveja com produtos orgânicos, livres de agrotóxicos, mas é começar a mudar o sistema de produção para que ele também seja sustentável.

Alguns exemplos são empresas também americanas abastecidas com energia solar e eólica, como a Sierra Nevada, cujo estacionamento é coberto com painéis capazes de gerar 1,9 megawatt de energia, atendendo a 40% das necessidades da fábrica e 100% das atividades do escritório5.

Mas o objetivo disso tudo não é apenas a preocupação com os recursos do nosso planeta, é possível também a obtenção de lucros por parte das empresas que resolveram trabalhar em escala sustentável, pois é cada vez maior o número de consumidores e clientes preocupados e interessados em consumir produtos orgânicos.

O Brasil precisa, o mais rápido possível, começar a investir nesse tipo de produção e transformar nossas cervejas e chopes em produtos que agridam menos o ambiente desde o processo de plantio da matéria-prima, indo para a produção, transporte, venda e até chegar ao consumidor final, o brasileiro, que tanto adora um happy hour com os amigos, regado a uma cervejinha bem gelada e saborosa.

Palavras-chave: sustentabilidade, Ana Flávia, cerveja, economia.

Fontes:

  1. Revista Istoé. Ano 34, no.2134, outubro 2010.
  2. Revista Istoé. Ano 34, no.2134, outubro 2010.
  3. http://sustentabilidadecompimenta.blogspot.com
  4. http://brainbox.labin.pro.br
  5. Revista Istoé. Ano 34, no.2134, outubro 2010.

Gostou da matéria? Se sim, agora é com você, faça sua parte ajudando o Zé a ajudar, envie para seus contatos essa matéria e vote abaixo.

Para ler mais artigos da Ana Flávia, clique aqui.




Follow zonaDequilibrio on Twitter

3 comentários:

  1. Oii

    Nossa muito legal essa proposta da cerveja sustentavel, pelo menos a cerveja só irá prejudicar as pessoas que consomem em exagero, e nao mais prejudicar o meio ambiente com a sua produção.

    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Mari,

    Obrigada pelo comentário e pode dar sugestões de temas a serem discutidos, se quiser.

    Ana Flávia Milazzo

    ResponderExcluir
  3. Muito legal, porem deveriam sim abolir pois ela é responsável por milhares de morte.
    Abraços forte

    ResponderExcluir

Ajude a divulgar a campanha "Ajude a Ajudar" Logo 120 x 120 pixels


Mais opções de banners veja em: Portal de Ajuda

Sites/Blogs que acompanho