sexta-feira, 19 de novembro de 2010

COLETA DE ÓLEO - O Zé leu sobre assunto e deu uma dica: Ecóleo

Crédito da Foto: http://www.acessa.com
Porque devemos reciclar o óleo de cozinha? 
Para desviar o óleo da tubulação (que é um problema recorrente nas cidades) e dos cursos de água, em especial pela preservaçao do maior bem que possuímos - A ÁGUA, sem a qual não há vida, Como foi bem exemplificado pelo entrevistado do programa Cidades e Soluções da Globonews que fez uma comparação do número de peixes que se pescava na rio em que frequenta há 20 anos ser 5 vezes maior naquela época em relação a hoje.

Como é o processo de coleta e reutilização do óleo? Abaixo um extrato do texto que está no site da Ecóleo, para ler todo o texto, por favor clique no link logo abaixo disponibilizado:
Segundo a Oil World, o Brasil produz 9 bilhões de litros de óleos vegetais por ano. Desse volume produzido, 1/3 vai para óleos comestíveis. O consumo per capita fica em torno de 20 litros/ano, o que resulta em uma produção de 3 bilhões de litros de óleos por ano no país.
Se levarmos em consideração o montante coletado de óleos vegetais usados no Brasil, temos menos de 1% do total produzido, ou seja, 6 milhões e meio de litros de óleos usados. E o restante? Leia em Reciclagem do óleo.

O que é o Ecóleo?

Surgiu de uma iniciativa, em janeiro de 2007, de uma líder comunitária para que lançou uma campanha de coleta de resíduos de oléo de cozinha usado, de porta em porta em São Paulo. O projeto deu tão certo que tomou dimensões extra municipal e até para fora do país. Veja a história completa da Ecóleo aqui.

Veja Ecopontos em http://www.ecoleo.org.br/eco_pontos.html

O mais legal é que a Ecóleo disponibiliza um mapa de Ecopontos que servirá para todos. Para aquelas cidades que não possuem Ecopontos, talvez seja a hora de alguns cidadãos de atitude que morem nessas cidades entrarem em contato com a prefeitura e com a Ecóleo para saber como começar a fazer isso. Não é difícil se alguém se prontificar a ser um articulador dessa campanha, dessa causa. A água e a madre Terra lhe agradecerá, e você poderá contar a seus filhos que foi um agente que protegeu a água de sua região, vamos lá, mãos a obra... 

Um programa de coleta seletiva não é tarefa difícil de se realizar, porém é trabalhoso exige dedicação e empenho. Engloba três etapas: PLANEJAMENTO, IMPLANTAÇÃO e MANUTENÇÃO, todas com muitos detalhes importantes. Leia mais em: Implante a coleta seletiva em seu bairro.

Para uma explicação bem melhor que a minha, assista o vídeo do programa "Cidades e Soluções" que é apresentado na Globonews e foi disponibilizado pela Ecóleo, para ver o vídeo clique aqui.  Não reproduzo aqui pois foi alertado que não pode, é ilegal... Mas é muito boa a reportagem que fizeram sobre esse tema, vale a pena ver!!! Veja também os outros vídeos disponibilizados pela TV Ecóleo não tive tempo de ver todos...

Espero que tenha ajudado você a pensar e querer começar a colaborar com a coleta do óleo, acho que a partir da Entidade citada possuímos informação suficiente para começar a coleta de óleo usados em nossa casa e darmos um destino adequado. Parabéns a Ecóleo pela campanha.

Gostou da matéria? Se sim, agora é com você, faça sua parte ajudando o Zé a ajudar, envie para seus contatos essa matéria e vote abaixo.

Fontes:

Os benefícios da reciclagem do óleo de cozinha - Globonews

http://www.ecoleo.org.br

http://www.acessa.com




 

14 comentários:

  1. Muito bacana a divulgação desses dados ressaltando a importância do descarte correto do óleo de cozinha usado.
    Trabalho no projeto "óleo da solidariedade", na região do Vale do Paraíba-SP, com coleta e destinação adequada desse resíduo.
    Temos disponibilizado para a população, pontos de coleta de óleo por toda a cidade de São José dos Campos e região.
    maiores informações, acesse:
    www.oleodasolidariedade.org.br
    Um abraço
    Marcelo Zardo

    ResponderExcluir
  2. Oi Marcelo, primeiramente obrigado pela sua participação no Blogue. E parabéns por trabalhar nesse projeto do oléo.

    Mais tarde irei conhecer seu projeto para disponibilizá-lo no blog, na sessão "Ajuda você Ajudar".

    Um abraço,
    Apoena

    ResponderExcluir
  3. Olá Apoena
    Boa matéria!
    Por cá (Portugal) temos o "Oleão" onde depositamos as garrafas com óleo de cozinha usado, e que costuma estar nos supermercados. Mas ainda é preciso mais "oleões" junto aos restantes ecopontos, e falta divulgação generalizada (TV's), pois ainda vai muito óleo pelo cano... e 1 litro de óleo polui um milhão de litros de água...
    Até breve :)

    ResponderExcluir
  4. Oi Manuela, que grande alegria te ver por aqui...

    Tenho uma proposta legal pra você. Você produz matéria sobre entidades responsáveis em Portugal pela coleta de óleo no http://sustentabilidadenaoepalavraeaccao.blogspot.com/ e o ZE insere elas no quadro da Aba "Ajuda você ajudar".

    Acho que nossa parceria fortalecerá nossos blogues e ajudará mais pessoas.E quem sabe alguns portugueses se sensibilizem e ajudem a aumentar esses ecopontos.

    Com toda a credibilidade que você possui e com o público do Sustentabilidade é acção, você poderia ajudar muito na divulgação do Ajuda você Ajudar em Portugal.

    Podemos fazer uma parceria nesse sentido. O que vc acha? Aguardo retorno...

    Abraços
    Apoena

    ResponderExcluir
  5. Marcelo, já mandei um email para o pessoal da sua entidade com algumas perguntar, afim de qualificá-la para incluí-la aqui.

    Obrigado pela sua iniciativa de apresentá-la para o ZE.

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  7. Aceitei o seu convite e já estou seguindo suas noticias, faça o mesmo com as minhas e visite o meu blog, siga-o e deixe um comentário

    http://cantoralauriete.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Convite aceito,
    Noticias seguidas, Lidas, Votadas e Comentadas,
    Blog visitado e seguido,

    ResponderExcluir
  9. Oi Lauriette, entrei no seu site, você canta muito bem. Parabéns. Tenho amigos e amigas evangélicos. Para o Zé não qualquer partido ou religião é bem vindo. A intenção aqui extrapola essas ramificações da sociedade... Espero que tenha gostado do blog, volte sempre.

    Abraços
    Apoena

    ResponderExcluir
  10. Oi Priscila, obrigado pela participação. Volte sempre à casa do Zé, conto com sua ajuda na divulgação de matérias que ajudam as pessoas.

    O Zé estará sempre lendo e buscando iniciativas que ajudem para preencher o quadro da aba "Ajuda você Ajudar". Se souber de algo nesse sentido nos avise. Abraços

    ResponderExcluir
  11. Ola, Apoena. Amei a materia. Aqui em casa eu faço sabão com o oleo usado, ja até coloquei a receita em um dos meus blogs. Mas, sinto muita falta de um programa mais específico de reciclagem aqui em minha cidade, inclusive de coleta de oleo. Espero que a situação mude logo. Abraços.

    ResponderExcluir
  12. Mais comentários em:

    http://www.dihitt.com.br/n/culinaria/2010/11/19/coleta-de-oleo--o-ze-leu-sobre-assunto-e-deu-uma-dica-ecoleo-

    ResponderExcluir
  13. oi Apoena gostei dessa do oleo ,pois na minha casa nao jogo nem uma gota pelo ralo faço sabaoe ainda reparto com a famlia.sou a Nilza vilela

    ResponderExcluir
  14. Oi Nilza, obrigado pela participação.

    Se todos fizessem como você as águas agradeceriam, pois dizem por aí 1 litro de óleo contamina cerca de 1 milhão de litros de água. Não sei se é bem assim, mas é muita água. Essa contaminação toda ou prejudica a vidas nos rios ou serve para gerar mais despesas no processo de tratamento de água.

    A Ecoleo destina o óleo arrecadado para outras entidades que reutilizam, no seu caso já ocorre a reutilização que é revertida para você mesmo. Parabéns.

    Abraços,
    Apoena

    ResponderExcluir

Ajude a divulgar a campanha "Ajude a Ajudar" Logo 120 x 120 pixels


Mais opções de banners veja em: Portal de Ajuda

Sites/Blogs que acompanho