domingo, 14 de novembro de 2010

Sustentabilidade no dia a dia



Fonte da Imagem: http://www.atitudessustentaveis.com.br
Bem, muito anda se falando sobre sustentabilidade, mundo sustentável, meio ambiente sustentável. Mas o que vem a ser isso? O que realmente significa e como pode ser aplicada no cotidiano das pessoas?

Primeiro devemos esclarecer que sustentabilidade originalmente é a habilidade, capacidade de sustentar ou suportar, uma ou mais condições, exibida por alguém1 e, hoje em dia, esse conceito se tornou um princípio, segundo o qual o uso dos recursos naturais para a satisfação de necessidades presentes não pode comprometer a satisfação das necessidades das gerações futuras2.

Com esse conceito na cabeça devemos começar a pensar em como trazer práticas sustentáveis para dentro de nossas casas, pois penso que todo tipo de mudança de paradigma, hábitos ou pensamentos devem se iniciar o mais próximo de nós, nossa família e comunidade.

Então, inicie em sua casa hábitos simples como apagar as luzes que não estão sendo utilizadas, assim você economiza energia, que é de todos, e ainda dá um alívio ao seu bolso. Separe seu lixo em orgânico e seco e procure ver se onde você mora há coleta seletiva de lixo, se existe em seu condomínio ou local próximo recipientes próprios para o descarte de óleo de cozinha. Nunca descarte o óleo vegetal na pia, pois ele vai direto para o esgoto e leva muito tempo para ser degradado, formando uma camada densa que dificulta a troca gasosa3.

Outras práticas simples para colocar em prática a sustentabilidade e sua consciência conservacionista é trocar os eletrodomésticos antigos por outros mais modernos. Calma! Não estou estimulando o consumo exagerado. Mas já se sabe que antigamente não havia uma preocupação com o gasto de energia, se uma geladeira gastava muita ou pouca energia para funcionar. Hoje já se tem essa preocupação e cada vez mais a tecnologia vem trabalhando no desenvolvimento de eletrodomésticos e eletroeletrônicos que gastam bem menos energia que os de antigamente. 

Já estão sendo desenvolvidos, hoje em dia, os chamados computadores ecológicos4 dotados de monitores LCD com sensores de presença que economizam energia. Mas mesmo sem um desses dá para evitar o gasto excessivo durante o uso do seu PC. É simples! Desligue seu monitor ao sair por um tempo.

Veja que são medidas fáceis, pequenas mudanças de hábitos que podem e fazem a diferença para que nosso planeta azul possa continuar a nos fornecer seus recursos sem que corramos o risco de não dispormos mais dos mesmos daqui a alguns anos.

Acredito que a sustentabilidade começa em casa, depois passa para seu condomínio, sua comunidade, cidade, país e finalmente seu planeta. Então, vá por partes, fazendo pequenas coisas, pois só assim se inicia algo de grandes proporções.

Fontes:

4 – www.dicasverdes.com

Para ler mais matérias da Ana Flávia clique aqui.

4 comentários:

  1. A sustentabilidade vem ganhando cada vez mais importância no mundo em que vivemos e acredito que é assunto para ser incluído nos currículos de todas as escolas do Brasil!!!

    ResponderExcluir
  2. Olá APOENA,
    Seu Pedido de amizade está aceito e suas noticias seguidas, serão lidas e votadas assim que possivel, abçs e tenha um excelente feriadão,
    MARIVAN

    ResponderExcluir
  3. Concordo com você Luís Hipólito deve-se urgente incluir Sustentabilidade nos currículos das escolas. Até porque será a próxima geração que terá que criar um novo modelo de desenvolvimento para possibilar a vida humana no planeta.

    Marivan, conto com sua ajuda no projeto Zona de Equilíbrio.

    Voltem sempre
    Abraços

    ResponderExcluir
  4. Pessoal,

    Obrigada pelos comentários e toda ajuda e ideiassão bem vindas.

    Ana Flávia Milazzo

    ResponderExcluir

Ajude a divulgar a campanha "Ajude a Ajudar" Logo 120 x 120 pixels


Mais opções de banners veja em: Portal de Ajuda

Sites/Blogs que acompanho