quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Reciclagem do alumínio no Brasil = Sucesso (Líder Mundial, 98,2% de reciclagem de latas de bebidas)

Photo credit: serpico from morguefile.com

Nem todo o lixo que produzimos possuem tanto valor conhecido quanto as latinhas de alumínio de bebidas, infelizmente. Essa característica econômica fez do Brasil líder na reciclagem dos mesmos desde 2009, veja gráfico abaixo:


Crédito do Gráfico: http://www.abal.org.br

Essa reciclagem gerou milhares de empregos, movimentando só no ano de 2009 R$ 1,3 bilhão.
Isso mostra o potencial que essa reciclagem representa na economia e na preservação do meio ambiente, visto que a reciclagem de latas de alumínio utiliza 5% da energia elétrica e 5% das emissões de gás de efeito estufa quando comparado com a produção de alumínio primário. (Fonte: http://www.abal.org.br)

E outros resíduos, porque não obtemos esse índice de reciclagem? A resposta deve ser pela vantagem econômica que o alumínio proporciona comparado aos outros tantos tipos de resíduos.

Mas sabemos que toda a reciclagem traz vantagens, pois proporciona a sustentabilidade do nosso planeta, assim quando a população se conscientizar disso dará preferência por comprar produtos provenientes de indústrias e comércios que se preocupem com a destinação de todo o lixo produzido, portanto aquelas estarão em vantagem mercadológica em relação aos outros participantes da cadeia produtiva. Ou seja, quando o cidadão se der conta disso os fabricantes buscarão a reciclagem total de seus resíduos e alcançaremos índices de reciclagem de outros resíduos próximos aos que temos hoje em relação às latinhas de alumínio de bebidas: 98,2%

3 comentários:

  1. Ótimo, reciclamos quase 100% do das latinhas.

    Mas por que será?
    Por que o Brasil é ecológico e se preocupa com o meio ambiente?

    Salvo poucos casos eu tenho certeza que não.
    As latinhas só são este sucesso de reciclagem por que tem um exército de pessoas que ficam revirando os lixos nas ruas e lugares públicos atrás delas. Tenho plena certeza que grande parte delas não são motivadas pelo caráter ecológico e sim pela falta de renda e muitas vezes a miséria.
    É um ótimo número, mas ótimos números bem utilizados escondem muitas coisas.

    ResponderExcluir
  2. realmente o flavio disse tudo, a mesma coisa se aplica a outros materiais reciclaveis como vidro e papel. quem nunca viu os carrinheiros carregando kgs de papel? o certo seria sindicalizar e tornar essa forma de trabalho mais digna, sem que familias inteiras tenham que juntar quantidades absurdas de materiais do lixo para poder ter o que comer. pelo menos equipamentos melhores, mas isso não interessa afinal é um negocio que seria muito pouco lucrativo.

    ResponderExcluir
  3. Oi Flávio e Alexandre, desculpe a demora na resposta...
    Agradeço aos comentários que complementam a idéia das desigualdades de níveis de reciclagens de resíduos diferentes.

    É preciso sim incentivar a reciclagem de outros materiais sem que isso ocorra somente em prol do lucro, mas em prol de um gesto inteligente de sustentabilidade através dos cidadãos e governantes.

    Vamos provocar isso e procurar sensibilizar as pessoas a esse respeito para que novas soluções apareçam e ganhem força gradualmente.

    ResponderExcluir

Ajude a divulgar a campanha "Ajude a Ajudar" Logo 120 x 120 pixels


Mais opções de banners veja em: Portal de Ajuda

Sites/Blogs que acompanho