sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Você é responsável pelo ecocídio?

Crédito da foto: http://domescobar.blogspot.com

Ecocídio é uma expressão que pode ser usada para fazer referência a qualquer destruição em larga escala do meio ambiente ou à sobreexploração de recursos não-renováveis. (Random House (2006) Unabridged Dictionary)
Fonte: Wikipedia
A definição de “ecocídio” que faz parte da proposta de Higgins contempla “A destruição, danificação ou perda amplas de um ou vários ecossistemas num determinado território, quer seja por ação humana ou por outras causas, de tal forma que o aproveitamento pacífico dos recursos por parte dos habitantes desse território é significativamente prejudicado”.
Segundo Higgins, os crimes ambientais de grande escala causam a depleção dos recursos, conduzindo ao conflito, o que está na base da sua campanha recentemente lançada para que as Nações Unidas reconheçam um “ecocídio” como um 5º caso de “crime contra a paz”.O aumento dos conflitos à escala global como consequência da disputa de recursos que resulta da diminuição drástica da sua disponibilidade, já foi previsto por várias personalidades e o caso mais frequentemente usado como exemplo é o dos recursos hídricos.
Fonte 1: http://domescobar.blogspot.com
Fonte 2: http://www.guardian.co.uk
   Compartilho aqui um infográfico que mostra de forma clara o crescimento populacional e o ecocídio que o homem tem cometido nos últimos anos. Analisando esses números entendemos o quanto já destruímos. Primeiro precisamos parar isso, agora reaver as espécies que dizimamos, talvez seja tarde demais!!!
   Sobre ser responsável pelo ecocídio, todos nós somos, simplesmente porque consumimos e poluímos desmedidamente acarretando as consequências do ecocídio.
   Se o homem não buscar o equilíbrio, daqui a pouco o planeta só terá homens se definhando num planeta sem nada... (Apoena Teixeira)
Population Growth
Crédito do Infográfico: http://www.upack.com/press/population-growth/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ajude a divulgar a campanha "Ajude a Ajudar" Logo 120 x 120 pixels


Mais opções de banners veja em: Portal de Ajuda

Sites/Blogs que acompanho