sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Reciclagem nunca será suficiente para resolver o problema do lixo


A história das coisas - Legendado (Story of Stuff)

 
Crédito do Vídeo: http://www.storyofstuff.com/


Tanto se fala de reciclagem, coleta seletiva do lixo etc... Mas a verdade é que mesmo que todo os lixo produzido por nós cidadãos fosse reciclado, isso não seria suficiente para resolver o problema, pois em primeiro lugar, conforme mostrado pelo vídeo da guru ambiental Annie Leonard, enquanto reciclamos 1 lata de lixo e colocamos na porta de nossa casa, 70 outras foram geradas para produzir aquela lata de lixo que reciclamos, assim o lixo saindo de nossas casas é apenas a ponta do iceberg. Em segundo lugar, nem todo lixo é reciclável.

O problema é muito maior do que pensamos, devemos trabalhar no sentido de mudar o sistema linear de produção que explora de forma continua recursos finitos e despeja no planeta poluição. 

E para mudar esse sistema falido/fracassado, é preciso, conforme dito por ela ,que sejam feitas intervenções: trabalhar para salvar florestas, produção limpa, direitos trabalhistas, comércio solidário, consumo consciente, bloqueio de aterros e incineradores e mudança de governo.
Assista esse vídeo clássico (acima) e veja como essa americana conseguiu em palavras simples resumir o problema em sua quase totalidade, servindo para a conscientização em massa das consequências do sistema linear de produção capitalista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ajude a divulgar a campanha "Ajude a Ajudar" Logo 120 x 120 pixels


Mais opções de banners veja em: Portal de Ajuda

Sites/Blogs que acompanho