quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Documentário: Sociedade do Automóvel



O Z.E. assistiu ao documentário Sociedade do Automóvel e deixa aqui o link para que todos possam fazer o mesmo: Clique aqui.

Concordamos com as conclusões feitas no documentário e não achamos que sejam exageradas, realmente são todas válidas. A sociedade mudou muito por conta do predomínio dos carros, principalmente no quesito individualidade, egoísmo, status, valores. Além dos efeitos colaterais de afastamento das pessoas de menor renda para os bairros afastados e com infraestruturas e lazer deficientes e diminuição da expectativa de vida devido ao ar poluído pelos veículos.

A entrevista feita no salão do automóvel em São Paulo, no documentário, deixa claro as prioridades das pessoas, como se um carro possante fosse a solução para todos os problemas. Espero que cada um assista e chegue às suas próprias conclusões sobre o que pode ser feito para melhorar isso. Para que se possa chegar a algum equilíbrio possível, cada a partir de suas necesidades de locomoção e seus limites quanto ao uso de outros tipos de transportes, terá uma resposta diferente às medidas que podem tomar para tentar mudar ou amenizar isso.

Por enquanto a medida que o Z.E. está tomando é compartilhar essa matéria e esse vídeo com vocês para que difundamos e discutamos mais esse assunto.

Sociedade do Automóvel é um vídeo brasileiro que discorre sobre vários problemas causados pela utilização em massa de automóveis para os deslocamentos nas cidades. Abaixo uma transcrição de alguns problemas causados pelo uso de veículos em excesso nas cidades:
Sociedade do Automóvel (Automobile Society)
Branca Nunes e Thiago Benicchio
Brasil, 2005 - duração: 39'
11 milhões de pessoas, quase 6 milhões de automóveis; um acidente a cada 3 minutos; uma pessoa morta a cada 6 horas; 8 vítimas fatais da poluição por dia.

No lugar da praça, o shopping center; no lugar da calçada, a avenida; no lugar do parque, o estacionamento; em vez de vozes, motores e buzinas.

Trabalhar para dirigir, dirigir para trabalhar: compre um carro, liberte-se do transporte público ruim. Aquilo que é público é de ninguém, ou daqueles que não podem pagar.

Vidros escuros e fechados evitam o contato humano. Tédio, raiva angústia e solidão na cidade que não pode parar, mas não consegue sair do lugar.
____________________________________
Caso queira indicar alguma entidade para o Z.E. envie email para zonadeequilibrio@gmail.com para análise. Contamos com sua contribuição.

Para conhecer entidades do Portal de Ajuda, clique aqui.







4 comentários:

  1. Assista mesmo Carol, vale a pena....

    Abraços
    Apoena

    ResponderExcluir
  2. Bruno Mangilli Moraes8 de janeiro de 2011 às 23:50

    documentário sensacional.enquanto as pessoas foram egoístas dessa forma,não vão existir nunca novas soluções para fluir melhor o trânsito. eu sou ciclista mtb e totalmente a favor da implantação de um sistema de transporte sustentável nas cidades,transportes coletivos de qualidade e maior respeito aos ciclistas. as pessoas tem que começar e olhar o mundo com novos olhos. bom post,ótimo blog.

    ResponderExcluir
  3. Oi Bruno,

    Esse filme é bem interessante, em 39 minutos eles mostram de uma forma clara os problemas causados pela cultura do automóvel.

    Talvez o vídeo pudesse dar uma ênfase também na saúde perdida, pois carro está bem ligado ao sedentarismo. Existem cidades em que é quase impossível se desvincular do carro, por vários motivos.

    Tomarmos consciência da quantidade de problemas que a cultura do carro traz é um começo.

    Obrigado pela participação,

    Abraços
    Apoena

    ResponderExcluir

Ajude a divulgar a campanha "Ajude a Ajudar" Logo 120 x 120 pixels


Mais opções de banners veja em: Portal de Ajuda

Sites/Blogs que acompanho