domingo, 9 de janeiro de 2011

COLETA DE PET - O Z.E. divulga - ABIPET


Muitas pessoas não conseguem largar ou diminuir o hábito de tomar refrigerantes e/ou bebidas que utilizam embalagens PET. Junto com esse hábito essas pessoas produzem também, como sobras de seu consumo, uma grande quantidade de PETs.

Por mais que a indústria dessas bebidas venha se esforçando para reduzir o impactos dessas garrafas no meio ambiente, seja na composição da embalagem, reaproveitamento e tempo de degradação, nada melhor que reuní-las em um só local para que a destinação seja feita da forma mais adequada  possível, hoje ou futuramente.

Dessa forma o Z.E. destaca a existência de uma entidade que se preocupa em mapear os locais por todo o Brasil que recolhem tais PETs para que estejamos mais próximos do ideal. Para mais detalhes do programa de busca pela destinação adequada de PET Clique aqui.

De qualquer forma a dica mais defendida pelo Z.E. é que as pessoas sejam praticantes do suficientismo. (Chega de Desperdício, John Naish, 336 páginas, Best Seller, R$ 45) reduzindo assim a criação de PETs no mundo.
____________________________________
Sobre a Abipet

A ABIPET, Associação Brasileira da Indústria do PET, é uma entidade sem fins lucrativos que reúne a cadeia produtiva do setor de PET: fabricantes da resina PET, fabricantes das embalagens de PET e seus recicladores. A Entidade representa cerca de 80% da Indústria do PET no Brasil e é a maior deste segmento em toda a América Latina.

Fundada em 1995, a ABIPET tem como objetivos promover a utilização e reciclagemdas embalagens de PET, incentivar o desenvolvimento tecnológico, aplicações para o PET reciclado e divulgar as ações do setor.

Como representante da Indústria de Embalagens de PET, a ABIPET divulga, incentiva e apoia o desenvolvimento de novas aplicações para o PET Reciclado, cumprindo devidamente o papel que cabe à industria na preservação ambiental. Graças a essa atividade, a reciclagem de PET cresceu 16 vezes desde a fundação da entidade, criando todo um novo setor industrial que demanda o PET reciclado como insumo.

A Abipet estabelece um intercâmbio de idéias, informação e experiência entre todas as indústrias da cadeia produtiva, mantendo um serviço informativo permanente para todos os assuntos ligados direta ou indiretamente a industrialização e comercialização das embalagens PET.

Para atingir seus objetivos, a associação interage intensamente com entidades empresariais, fabricantes de embalagens, organizações ambientalistas, com o governo e muitos outros atores, abrindo espaço para discussões e esclarecimentos científicos sobre o setor.

Mais informações em: http://www.abipet.org.br
____________________________________

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br
____________________________________
O Z.E. lembra sempre, o Portal apenas serve como um catálogo que procura encontrar entidades sérias, mas a decisão final cabe a cada um. Sempre é recomendado que a pessoa procure saber mais sobre a entidade por ela mesma... O Portal de Ajuda pelo menos dá várias alternativas com tipos de entidades diferentes, raios de ação variados e tipos de apoio que você pode dar.

Gostou da matéria? Se sim, agora é com você, faça sua parte ajudando o Z.E. a ajudar, envie para seus contatos essa matéria e comente sobre a entidade dizendo se você já ajudou, se conhece, se já ouviu falar. Com todos os comentários poderemos criar aos poucos um consenso coletivo sobre as entidades apresentadas. Caso queira indicar alguma entidade para o Z.E. envie email para zonadeequilibrio@gmail.com para análise. Contamos com sua contribuição.
Para conhecer mais entidades do Portal de Ajuda, clique aqui.






6 comentários:

  1. Que post Fantástico parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Oi Professor Renato,

    Obrigado pelo elogio. O Z.E. procura sempre divulgar programas que valham a pena serem divulgados. Essa iniciativa da ABIPET tenta trazer um pouco de equilíbrio na destinação de milhares de PETs produzidas por dia no nosso país.

    Volte sempre,
    Apoena

    ResponderExcluir
  3. Olá Apoena!

    Parabéns por esta postagem, pois o que mais precisamos é de informação para proceder da melhor forma possível! Agora com o blog Inspira Alma, ficará mais fácil para fazer um trabalho melhor em 2011! É difícil mudar os hábitos, principalmente ao que se refere a alimentação, e os outros todos que seguem na falta de informação adequada para que possamos construir mais em nosso mundo, trocando a forma destrutiva na falta de conhecimento.

    Um abraço,
    "Todo o Conhecimento é Luz que Inspira a Alma" -*Vera Luz*-

    ResponderExcluir
  4. Oi Vera,

    Que bom te ver por aqui. Vi no site da ABIPET um relatório do censo que eles publicam. É muito interessante a indústria da reciclagem dos PET, fabricam muitas coisas com as PETs que possuem o triângulo com o 1 dentro desenhado nas embalagens.
    Eu era ignorante no assunto, agora comecei a entender um pouco mais. E outra coisa, o Brasil só perde para o Japão em relação a taxa de reaproveitamento das garrafas PETs que já está acima de 50%.
    Só não sei se o processo de reaproveitamento das garrafas PETs poluem muito e usam muita energia, isso eu não sei. Talvez alguém possa responder isso nos cometários...

    Abraços
    Apoena

    ResponderExcluir
  5. Oi ZE...vc sabe o qto eu aposto nessa ideia neh?...fico feliz qdo vejo materias como a sua, o reuso das Pets traz um beneficio enorme à natureza...não podemos desistir disso...obrigado por compartilhar...gde abraço amigo!!

    ResponderExcluir
  6. Oi Lisa,

    Obrigado pela sua participação.
    Esse site da ABIPET tem muita informação legal. Cabe a nós avaliarmos se o processo de reutilização polui também ou gasta muita energia. Uma coisa é a viabilidade outra é o impacto dessa ação.
    Quem souber de mais coisas por favor comentem...

    Abraços
    Apoena

    ResponderExcluir

Ajude a divulgar a campanha "Ajude a Ajudar" Logo 120 x 120 pixels


Mais opções de banners veja em: Portal de Ajuda

Sites/Blogs que acompanho