quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

COLETA DE ÓLEO - O Z.E. inclui mais um entidade no Portal - ÓLEO DA SOLIDARIEDADE




Uma das primeiras entidades incluídas no Portal de Ajuda do Z.E. foi a Ecóleo, em decorrência dessa publicação tomamos conhecimento de outra entidade com o mesmo propósito atuando em São José dos Campos e cidades próximas.
Assim, com um certo atraso na publicação, desde o email trocado com o coordenador do projeto do Instituto Eco-Solidário até hoje, apresentamos abaixo o Programa.

Óleo da Solidariedade

O Óleo da Solidariedade, surgido de uma iniciativa da Cáritas Diocesana de São José dos Campos, é um projeto elaborado e gerenciado pelo Instituto Eco-solidário com o objetivo de criar locais adequados para a população descartar corretamente o óleo de cozinha usado.

Desta maneira o Instituto Eco-solidário estará servindo ao propósito para o qual foi criado: integrar uma ação ambiental - a coleta de óleo de cozinha usado, a ações de assistência social apoio, a outros projetos sócio-ambientais.

Contando com a parceria da Petrobras, o projeto disponibiliza inúmeros eco-pontos, onde são instalados materiais adequados para que qualquer pessoa possa levar seu óleo usado para um correto descarte.

Iniciado em março de 2008, na Zona Sul de São José dos Campos, o projeto se encontra em plena expansão, aumentando a cada semana o número de eco-pontos instalado. Com o objetivo de atender todo o Vale do Paraíba, já possuímos eco-pontos instalados também em outras cidades.

O projeto Óleo da Solidariedade conta com uma equipe especializada formada por um mestre em engenharia ambiental como responsável técnico, uma bióloga como responsável pela mobilização e educação ambiental e uma especialista em gestão administrativa como responsável pela administração, além de motorista próprio, agente ambiental e estagiários de faculdades.

Descartando seu óleo em um eco-ponto do projeto, você estará ajudando outras pessoas, pois os recursos arrecadados são usados para patrocinar outros projetos sociais e ambientais nos biomas da Mata Atlântica e da Amazônia.

Isto porque o IES - Instituto Eco-solidário não é uma empresa, e sim uma ONG (Organização Não-Governamental); não possui fins lucrativos e tem como principal objetivo o Desenvolvimento Sustentável, ou seja, proteger o planeta para nós e para as futuras gerações, nossos filhos e netos.
Os problemas que o óleo usado pode causar:

A - Se jogado na pia ou em bueiros na rua:

A.1- Entope a tubulação das casas causando sérios problemas!
A.2- Entope galerias de esgoto, causando retorno para as casas, mau cheiro e enchentes
A.3- Sobrecarrega as estações de esgoto, fazendo necessário o uso de mais produtos e mais energia para limpar a água. Quem paga a conta? Você!
A.4- Polui rios e lagos, podendo causar sua morte!

B - Se jogado na terra:

B.1- Polui o solo, podendo causar sua morte!
B.2- Prolifera vetores de doenças como moscas, ratos e baratas, causando mau cheiro!
B.3- Provoca a emissão de metano, um dos principais gases que causam o Aquecimento Global no planeta! 1
Mais informações em www.oleodasolidariedade.org.br

Fontes:
1 - http://www.oleodasolidariedade.org.br/participe.htm

2 - http://www.vnews.com.br/noticia.php?id=50049&id2=66

3 -http://www.ciespsjc.org.br/conteudos.php?act=ler&id=768&tipo=2

4 - http://www.institutoondaverde.org/noticias/revap-usa-oleo-de-cozinha-em-biodiesel

5 - http://www.youtube.com/watch?v=X06HJBGHTPo
____________________________________
O Z.E. lembra sempre, o Portal apenas serve como um catálogo que procura encontrar entidades sérias, mas a decisão final cabe a cada um. Sempre é recomendado que a pessoa procure saber mais sobre a entidade por ela mesma... O Portal de Ajuda pelo menos dá várias alternativas com tipos de entidades diferentes, raios de ação variados e tipos de apoio que você pode dar.

Gostou da matéria? Se sim, agora é com você, faça sua parte ajudando o Z.E. a ajudar, envie para seus contatos essa matéria e comente sobre a entidade dizendo se você já ajudou, se conhece, se já ouviu falar. Com todos os comentários poderemos criar aos poucos um consenso coletivo sobre as entidades apresentadas. Caso queira indicar alguma entidade para o Z.E. envie email para zonadeequilibrio@gmail.com para análise. Contamos com sua contribuição.
Para ler mais matérias sobre Coleta de Óleos, clique aqui.

Para conhecer mais entidades do Portal de Ajuda, clique aqui.





4 comentários:

  1. Gostei da matéria. A reunião de responsabilidade social e ambiental faz com que o projeto seja mais interessante. Parabéns pela escolha!

    ResponderExcluir
  2. Oi Janaína,

    O interesse no Z.E. é catalogar as entidades do bem num acrença de que elas ajudam a trazer maior equilíbrio para nós.

    Acredito que recolher o óleo usado e reutilizá-lo como insumo em qualquer outro produto é um passo importante para reduzir impactos no planeta, além do que simplesmente jogar no ralo o óleo traz consequências catastróficas...
    Obrigado pela participação

    Abraços
    Apoena

    ResponderExcluir
  3. Não é necessário agradecer. Continue apenas seguindo em frente. Seus ideais são altamente louváveis. O planeta agradece!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  4. Caro Apoena, boa tarde.

    Obrigado pela disponibilização das informações do Projeto óleo da solidariedade. Esperamos contribuir para que cada vez mais as pessoas se interessem em zelar pelo planeta, cuidando do seu espaço e tendo consciência do destino dos residuos gerados.
    Estamos trabalhando bastante com o projeto e prevendo novas parcerias em 2011.
    Mais uma vez, grato!

    ResponderExcluir

Ajude a divulgar a campanha "Ajude a Ajudar" Logo 120 x 120 pixels


Mais opções de banners veja em: Portal de Ajuda

Sites/Blogs que acompanho