sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Qual é a promoção do dia?



Photo credit: jusben from morguefile.com
Obs: Nessa figura tentou-se ilustrar uma compra consciente.


Consciência Coletiva


Após ler e comentar a matéria da Liza, do Pincelando a Vida, sobre atrair o que transmitimos,1, me deu vontade de escrever esse texto. Qual a relação entre atrair o que transmitimos com consciência e compra coletiva. É o que vamos tentar discorrer aqui.

O que nós transmitimos está relacionado com a nossa consciência como indivíduo, mas essa consciência como indivíduo está também vinculada com a nossa consciência coletiva. Mas o que é a consciência coletiva?

Consciência Coletiva, de acordo com o sociólogo francês Émile Durkheim, é um conjunto cultural de idéias morais e normativas, a crença em que o mundo social existe até certo ponto à parte e externo à vida psicológica do indivíduo.2

A consciência coletiva ao meu ver é a idéia predominate na população, um consenso. É o senso comum. E a transmissão dessa idéia atrai a mesma idéia e isso está em conformidade com a matéria da Liza.

Será que a idéia da compra coletiva não está se tornando parte da consciência coletiva atual das pessoas?

Compra Coletiva

Hoje as compras coletivas viraram uma febre em todo o mundo, no Brasil não é diferente 3, só que nem tudo são flores, é preciso que se tome alguns cuidados, veja aqui 4 os porquês.
Com certeza esse mecanismo, quando utilizado de forma consciente, é muito bom para as pessoas, seus bolsos e para a economia em geral.

As pessoas estão comprando sem precisar as vezes, só por causa dos preços e da oportunidade, mas essa transmissão de cultura ao consumo, idéia moral e crença de que comprar barato justifica o ato está atraindo mais compras e alterando a consciência coletiva.

Será que essa febre realmente está fazendo bem para o mundo e para as pessoas? Porque o modelo clássico de pesquisar antes de comprar não foi suficiente para reduzir os preços dos produtos? Esses produtos são ecologicamente corretos, tem qualidade? Não, mas se for barato você vai comprar de qualquer maneira?

Que loucura é essa de comprar, comprar e comprar sem pensar e estocar cupons para serem usados mais tarde... Lembre-se, se todas as perguntas anteriores forem respondidas a favor da compra coletiva, será essa a cultura que transmitiremos, portanto será essa cultura que será atraída para a nossa consciência coletiva.

Mas e aí, o que eu tenho haver com essa consciência coletiva , o que eu quero mesmo saber é: Qual é a promoção do dia?

Fonte:

1 - Você atrai o que transmite - Pincelando a vida
2 - Consciência Coletiva - Wikipédia
3 - Compras coletivas a nova febre de consumo na internet - O Globo
4 - 5 histórias de terror que podem acontecer com você - IDGNow Uol


Gostou da matéria? Se sim, agora é com você, faça sua parte ajudando o Zé a ajudar, envie para seus contatos essa matéria e vote abaixo afim de criarmos consenso coletivo sobre as entidades apresentadas

Para conhecer o Portal de Ajuda, clique aqui.

Follow zonaDequilibrio on Twitter

10 comentários:

  1. Amigo, desculpe a demora, já ajeitei o link no banner lá no meu blog,
    abçs e grato pela rica parceria,
    conte comigo
    Marivan

    ResponderExcluir
  2. Oi Marivan,

    Obrigado por ter utilizado tempo para ajeitar o banner, só que tem um probleminha ainda... Ao clicar no banner estou sendo direcionado para: http://condicionamentoesaude.blogspot.com/

    Assim vou te dar trabalho de novo...

    Abraços
    Apoena

    ResponderExcluir
  3. Oi Apoena, então amigo, o que precisamos observar em nós mesmos é se essa compra desenfreada não está se tornando uma compulsão, e compulsão é doença, eu tiro por mim, pois sabendo que não resistia a um sapato novo, uma roupa nova, etc...qdo saia de casa, não levava cartão, nem talão de cheques..hj procuro comprar somente o que me é necessário, assim aprendi a controlar minhas contas e sai do vermelho...não pense que foi facil, mas eu consegui, e se eu consegui quem ler esses meu comentário e tiver passando por esse problema, resista, lute, vale a pena, pense sempre que o que ta sobrando pra você tá fazendo falta pra alguem...gde abraço amigão!!!

    ResponderExcluir
  4. Oi Apoena! Tem um selinho de qualidade para você lá no meu blog! Passa por lá depois! Abraços Karla

    ResponderExcluir
  5. Oi Liza,

    Valeu pela participação e pela dica...

    Abraços
    Apoena

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pelo blog. Gostei muito e visitarei sempre!

    ResponderExcluir
  7. Oi Karla,

    Muito obrigado pelo selinho. Fico honrado e agradecido por ter sido um dos ganhadores.

    Abraços
    Apoena

    ResponderExcluir
  8. Oi Zelia,

    Que bom que você gostou do blogue. Será um prazer recebe-la sempre aqui na casa do ZÉ,


    Abraços
    APoena

    ResponderExcluir
  9. Olá Apoena.

    Achei muito interessante sua postagem, principalmente por abordar a questão da consciência coletiva.

    Esse lance das compras coletivas é algo interessante, ou seja, pode ser bom ou ruim para todos os envolvidos. Mas no final das contas a proposta é uma só: estimular o consumo.

    Meus parabéns.

    Grande abraço,

    Bruno RZ.

    ResponderExcluir
  10. Oi Bruno,

    Que honra tê-lo por aqui.
    Essa postagem realmente quando fiz, estava motivado. Alguma coisa em mim dizia que precisava escrever sobre isso, pois essa febre está tomando proporções inacreditáveis.
    Não quero acabar com as compras coletivas e como você mesmo disse tem os dois lados.
    Mas para enxergar o lado negativo as pessoas precisam saber abstrair um pouco, pois tudo as levam a pensar somente no lado positivo.
    O ZE agradece sua visita e volte sempre.

    Abraços
    Apoena

    ResponderExcluir

Ajude a divulgar a campanha "Ajude a Ajudar" Logo 120 x 120 pixels


Mais opções de banners veja em: Portal de Ajuda

Sites/Blogs que acompanho