quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

A camada de Ozônio, saiba mais e ajude a preservá-la

Copyright Todos os direitos reservados a Artes Ribeiro
Todo mundo já ouviu falar que a camada de ozônio está sendo destruída, principalmente pelo uso do gás CFC. Isso não é nenhuma novidade em nossas vidas e sabemos também que essa destruição é extremamente prejudicial à vida na Terra. Mas vamos entender mais a fundo esse assunto.
Primeiramente, o que é a chamada Camada de Ozônio? Ela é também recebe o nome de ozonosfera e localiza-se na estratosfera, a uma altitude de 16 a 30 km 1. É uma camada de gases que corresponde a 90% de gás ozônio (O3) e responsável por filtrar raios solares que são prejudiciais à vida terrestre como a radiação infravermelha, partículas nocivas e raios ultravioleta 2. Ou seja, sem a ozonosfera, a vida no nosso planeta não existiria.
E o que está acontecendo é que, até onde se sabe, o ser humano está destruindo a camada de ozônio, principalmente com o uso do Clorofluorcaboneto, mais conhecido como CFC.
O CFC está presente nos equipamentos de refrigeração, condicionadores de ar, como propelentes de sprays, solventes industriais, espumas isolantes, produtos de utilização na Microeletrônica e na Eletrônica 3.
Hoje em dia, principalmente depois da homologação do Protocolo de Montreal, em 1987 4; 5, as indústrias passaram a investir em pesquisas com o objetivo de encontrar um substituto para o CFC. E com isso, muitas marcas de aerossóis substituíram e vem substituindo o clorofluorcarboneto por gases que não afetam a camada de ozônio. Os mais usados são o gases propano e butano.
Uma maneira de ajudar a, pelo menos, não deixar que o buraco na camada de ozônio aumente ainda mais é adotando práticas bem simples como só consumir produtos que não usem o CFC em suas fórmulas e para isso, basta ler o rótulo da embalagem. Outra medida é fazer manutenção dos aparelhos de ar condionado do carro e da residência, verificando possíveis vasamentos.
E uma última, mas não menos importante prática, é a conscientização das pessoas ao seu redor, atentando-as para o estrago que se causa ao meio ambiente com o uso de produtos poluentes.
Viver bem, com saúde e preservando a natureza é o que queremos todos.
Referências:
___________________________________
Gostou da matéria? Se sim, agora é com você, faça sua parte ajudando o Zé a ajudar, envie para seus contatos essa matéria e comente sobre a entidade dizendo se você já ajudou, se conhece, se já ouviu falar. Com todos os comentários poderemos criar aos poucos um consenso coletivo sobre as entidades apresentada.Caso queira indicar alguma entidade para o Zé envie email para zonadeequilibrio@gmail.com para análise. Contamos com sua contribuição.

Para ler mais matérias de Ana Flávia, clique aqui.





Follow zonaDequilibrio on Twitter

11 comentários:

  1. Olá Apoena!!

    É muito bom comparecer aqui, pois com o Z.E. podemos constantemente receber informações que conscientizam a todos que puderem fazer parte! Afinal o equilíbrio é o que faz o viver bem, e nosso mundo agradece a quem puder utilizar da melhor forma!

    Um abraço,
    "Todo o Conhecimento é Luz que Inspira a Alma" -*Vera Luz*-

    ResponderExcluir
  2. Ótima matéria!! Esclarecedora e atual!! Parabéns!!

    ResponderExcluir
  3. Oi minha amiga Vera,

    É muito bom te ver sempre por aqui, isso é uma das coisas que me animo com o projeto do Z.E. estar em contato com pessoas como você.

    Quero colocar o banner do http://www.inspiraalma.com.br/ no Z.E. será que você pode me passar algo para coocar nas parcerias, afinal você já é uma colaboradora que tenho o maior carinho.

    Quero poder falar do seu site aqui no Z.E. vamos achar uma maneira.

    Abaixo uma frase que acabei de pegar no próprio Z.E. para refletirmos:

    "Rir muito e com freqüência; ganhar o respeito de pessoas inteligentes e o afeto das crianças; merecer a consideração de críticos honestos e suportar a traição de falsos amigos; apreciar a beleza, encontrar o melhor nos outros; deixar o mundo um pouco melhor, seja por uma saudável criança, um canteiro de jardim ou uma redimida condição social; saber que ao menos uma vida respirou mais fácil porque você viveu. Isso é ter tido sucesso."
    Ralph Waldo Emerson

    Abraços
    Apoena

    ResponderExcluir
  4. Oi Janaína,

    Também aprendi com ela, espero colocar em prática as dicas. Vou mandar os parabéns para a Ana Flávia que escreveu, eu só publiquei.
    Obrigado pela visita.

    Abraços
    Apoena

    ResponderExcluir
  5. O Z.E. recebeu uma dica de leitura no DiHitt:

    http://www.yesachei.com/search/label/Atmosfera

    Abraços

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Zé passei para conhecer seu blog ele é not°10, show, espetacular, muito maneiro com excelente conteúdo você fez um ótimo trabalho desejo muito sucesso em sua caminhada e objetivo no seu Hiper blog e que DEUS ilumine seus caminhos e da sua família e aceitei você como amigo no diHITT
    Um grande abraço e tudo de bom e um feliz Natal e Ano Novo

    ResponderExcluir
  8. Oi Rodrigo,

    Obrigado pela visita. Espero que em 2011 consiga fazer um trabalho legal e espero desenvolver e levar consciência para as pessoas em geral.
    Feliz Natal e Ano novo pra você também.

    Abraços
    poena

    ResponderExcluir
  9. Olá, Zé
    Muito grato pela "preferência". Seja bem-vindo ao meu blogue BioTerra.
    Um Feliz Eco-Natal.
    Com amizade,
    João Soares

    ResponderExcluir
  10. Oi João Soares,

    Nós que agradecemos e ficamos felizes por sua visita. Seja sempre bem vindo por aqui.

    Abraços
    Apoena

    ResponderExcluir
  11. nossa que enterresante nao as figuras estao estranhas nada a ver com a materia no meu livro esta completamente diferente.bay

    ResponderExcluir

Ajude a divulgar a campanha "Ajude a Ajudar" Logo 120 x 120 pixels


Mais opções de banners veja em: Portal de Ajuda

Sites/Blogs que acompanho