terça-feira, 16 de novembro de 2010

Notas do Seminário Internacional de Mudanças Climáticas

Crédito da Figura: http://grabois.org.br

Minha participação no seminário foi de 25%, pois não pude ir na Quinta e só pude participar na Sexta Feira na parte da tarde. Mas foi muito bom, aprendi muito e absorvi muita informação vinda de pessoas importante no Brasil e no Mundo.

Conforme proposto, o seminário aprofundou o debate sobre o tema das mudanças climáticas e preparou representantes de fundações e entidades sociais para a conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP 16) e também contribuiu para o desenvolvimento de políticas públicas de combate ao aquecimento global.

Foi muito debatido o impasse ocorrido na Conferência de Copenhague das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas, realizada com a presença de 119 chefes de estado e 192 países e as causas desse impasse. Entre as causas apontadas desse impasse, foi citado o comprometimento desigual dos países no combate à poluição e degradações causados por cada um nesse processo.

Outro tema bastante abordado foi a necessidade de mudança de consciência e do no nosso modelo de desenvolvimento "falido" para que combatamos os problemas sociais, ambientais e consequentemente o problema da mudança climática.

Ocorreu um alerta sobre a questão do falso debate de instituições que se dizem preocupadas com o meio ambiente e os problemas sociais.

No final ocorreu uma solenidade de criação pública do Instituto Nacional de Pesquisa e Defesa do Meio Ambiente - INMA, onde foram apresentados os objetivos e cada um dos componentes do conselho consultivo.



2 comentários:

  1. Gostei muito do artigo, verdade muito se fala pouco se faz , as mudanças climáticas continuam, é preocupante.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Oi Fátima, visite sempre o blog e acompanhe as opiniões, matérias e campanhas que visam ajudar na conscientização e nas iniciativas de outras entidades.

    ResponderExcluir

Ajude a divulgar a campanha "Ajude a Ajudar" Logo 120 x 120 pixels


Mais opções de banners veja em: Portal de Ajuda

Sites/Blogs que acompanho