segunda-feira, 22 de novembro de 2010

EMPRÉSTIMO POPULAR - O Zé assistiu na Globo News: ACREDITAR


O Brasil possui muitas desigualdades disso todo mundo está cansado de saber, só para exemplicar, existem cortadores de cana que ganham R$ 3,00 por tonelada cortada de cana de açúcar1, triste não...

Enquanto em outros arredores do mesmo país algumas pessoas gastam R$ 100,00 numa simples refeição. Ou seja se o cortador de cana quiser um dia comer nesse mesmo lugar, ele precisará cortar 33 toneladas de cana. Isso não é justo.

Sabemos que nesse mundo dinheiro não nasce em árvore, ainda mais nas árvores de pessoas muito pobres. Então qual o futuro dessas pessoas que não tem boas expectativas quanto ao seu futuro digno? O Zé concorda que não é dos melhores.

Mas nesse Domingo, enquanto o Zé assistia a um programa da Globo News, passou algo muito interessante, o suficiente para acreditar que existe luz no fim do túnel para essas pessoas: Empréstimos populares que podem mudar a vida de uma família toda. Prestou bastante atenção no restinho do programa e sentiu então que era hora de incrementar o quadro do Ajude você ajudar, passando a incluir essa entidade no rol daquelas que ajudam e é claro produzir uma matéria sobre isso. Mas com todas as fontes citadas o trabalho fica razoavelmente fácil, a idéia é divulgar o máximo possível essas boas entidades que ajudam o mundo alcançar o seu equilíbrio, nesse caso de distribuição de renda e oportunidade iguais (Se tenta).
Não é só na base doação que se ajuda as pessoas, basta acreditar nelas para que provem que são capazes de fazer uma revolução com pequenas quantias.

Aqui trata-se de um conceito econômico, que o Zé que o vai arriscar citar, nas palavras da fonte citada, o efeito multiplicador na economia:

Quando o dinheiro é inserido na economia faz funcionar a teoria do efeito multiplicador. Como num efeito dominó, um setor favorecido estimula um seguinte, e assim por diante. Nesse contexto a entrada de dinheiro numa economia pouco dinâmica, como aquelas afastadas dos centros consumidores, por exemplo, ou que tem pouco fator competitivo, faz com essa economia se dinamize 2. Leia mais em: APOSENTADORIA RURAL E O EFEITO MULTIPLICADOR:

O Projeto Acreditar, uma organização de microcrédito rural, dá oportunidade de acesso a créditos a grandes empreendendores com alto potencial e grandes projetos 3. Essas pessoas teriam sérias dificuldades de terem empréstimos no mercado normal. O Zé apenas assistiu ao vídeo e achou legal, recomenda que as pessoas conheçam essa iniciativa assistam aos vídeos referentes e tomem suas conclusões. Caso achem interessante votem na matéria logo abaixo para que um consenso coletivo seja formado.

Gostou da matéria? Se sim, agora é com você, faça sua parte ajudando o Zé a ajudar, envie para seus contatos essa matéria e vote abaixo afim de criarmos consenso coletivo sobre as entidades apresentadas.



Um comentário:

  1. Mais comentários em:

    http://www.dihitt.com.br/n/dinheiro/2010/11/22/emprestimo-popular--o-ze-assistiu-na-globo-news-acreditar-

    ResponderExcluir

Ajude a divulgar a campanha "Ajude a Ajudar" Logo 120 x 120 pixels


Mais opções de banners veja em: Portal de Ajuda

Sites/Blogs que acompanho