terça-feira, 30 de novembro de 2010

Doação e Sustentabilidade




Fim de ano chegando! E chega a hora de fazermos as nossas reflexões, tempo de pararmos um pouco os nossos afazeres do dia a dia e reorganizarmos nossas vidas para o próximo ano que se inicia em breve.

Mas acredito que a reorganização não deve se limitar às nossas ideias, pensamentos e sonhos. Devemos também reorganizar nossa casa e dispormos daquilo que não nos tem mais utilidade. O ser humano é assim mesmo, tem uma grande tendência ao consumo exagerado e quando percebemos, nossos armários estão abarrotados de coisas que não usamos mais e até algumas que nem chegamos a fazer uso.

Mas isso é também culpa dessa nossa sociedade que cada dia mais nos incita a sermos consumistas ao extremo, sem necessidade.

Pensando nisso, vai uma ideia aí para aqueles que chegam nessa época e não sabem o que fazer com tanta coisa entulhada em casa e principalmente para aquelas pessoas que tem uma certa dificuldade em se desfazer de seus pertences, mesmo que eles não sirvam mais.

A ideia é. Doe! Doe a quem precisa e não tem. Dê o que não lhe serve mais para alguém ou alguma instituição como creche ou igreja. Faça uma limpeza em sua casa e tudo que você puder dar, o faça. Aqueles menos afortunados do que você lhe serão eternamente gratos.

Mas não faça uma caridade apenas com o intuito de deixar seu lar mais organizado ou para se sentir menos culpado por ter mais do que outros. A caridade deve ser feita de coração, pela simples vontade de ajudar quem tem menos.

Não estou aqui dizendo para você pegar tudo o que tem e sair por aí distribuindo pela rua. Não! Caridade não é isso. Ser caridoso, na minha opinião, é ter a consciência que de você teve a sorte de ter um pouco mais do que outros tem, então, o que lhe sobra, o que lhe é supérfulo, pode ser o básico que o outro precisa.

Fazendo isso, além de estar sendo de grande ajuda para os mais carentes, também estará contribuindo para a sustentabilidade do nosso planeta. Sim, isso mesmo! Quando nos desfazemos daquilo que não usamos mais e dispomos a outros, estamos sim contribuindo para a sustentabilidade, visto que estamos deixando de jogar coisas no lixo e abarrotando mais ainda os lixões de nossa cidade, para proporcionarmos uma vida melhor aos mais necessitados.

Faça uma reflexão de final de ano, olhe pra dentro de sim mesmo, de sua casa, seus armários e gavetas e veja como a sustentabilidade e a prática dela pode estar dentro de si.

Para ler mais matérias de Ana Flávia clique aqui


4 comentários:

  1. Muito legal Ana Flávia! é mesmo um ótimo momento para nos desfazermos do que é supérfluo e pode ser necessário para outra pessoa, parabéns pela matéria!

    Um abraço!
    Caroline

    ResponderExcluir
  2. Oi Amiga Caroline,

    Concordo com você. E nesse mês de dezembro vou voltar minhas atenções para as entidades que necessitam de doações e incluí-las no Portal de Ajuda.

    Natal é tempo de redobramos nossas energias em prol do próximo. Eu farei isso com muito amor e carinho, com esperanças de que um natal melhor chegue a mais pessoas. Isso dependerá da sensibilização das pessoas e do número de pessoas alcançadas com nossas mensagens e indicações de opções de ajuda.
    É sempre um prazer recebê-la na cas do Zé, afinal você que o desenhou...
    De vez em quando dou um pulo no seu blogue: http://umpardeoculos.blogspot.com/

    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Ótima ideia, amigo Apoena!
    Temos muito mais do que precisamos, de fato.
    Fazer uma organização e eliminar o excesso, além de poder contribuir com outras pessoas necessitadas, é um bom motivo para reavaliar o que é essencial às nossas vidas...
    Meu abraço,
    Yolanda

    ResponderExcluir
  4. Oi Yolanda,

    É esse o caminho. Cada um de nós ao abrir o guarda roupas ou ver algo que não usamos podemos realizar esse gesto de doação. Faz muito bem pra alma.
    Quando não estivermos mais nesse mundo, tudo o que temos pertencerá a mãe Terra. Então tudo que temos é emprestado.. Inclusive nosso corpo.
    Volte sempre amiga,

    Abraços
    Apoena

    ResponderExcluir

Ajude a divulgar a campanha "Ajude a Ajudar" Logo 120 x 120 pixels


Mais opções de banners veja em: Portal de Ajuda

Sites/Blogs que acompanho