quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Campanha "DIA SEM COMPRAS" com Alanis Morissette:Offer



Dia 27 de novembro é o dia mundial sem compras.
O que é o dia mundial sem compras?

A organização canadense AdbustersMedia (adbusters.org), lançou o desafio Buy Nothing Day – Dia Sem Compras há 14 anos, mobilização essa que propõe que o dia 27 de novembro seja um dia sem compras. Nesse dia, os ativistas promovem ações e mobilizações que buscam a reflexão sobre o consumo, propondo um momento de pausa no cotidiano para que nós possamos pensar sobre o impacto que estamos causando ao meio ambiente no nosso dia a dia.

Porque escolheram essa data?

A data escolhida tem um motivo especial, já que é o primeiro final de semana após o dia de ação de graças nos EUA (data em que os americanos consomem loucamente) e que também marca a proximidade do Natal1.

Porque o vídeo da Alanis?

E faltando 3 dias para a campanha oficial resolvi escrever essa matéria para dar início a sensibilização de todos quanto a necessidade de refletirmos sobre o consumo. Ninguém viverá sem consumir, mas saber consumir conscientemente é algo indispensável a todos, para o bem do planeta e das pessoas. Isso aprenderemos juntos. A aliança do ZE, entidades e você será, juntamente com todos envolvidos, responsável por essa mudança. O ZE já está se informando sobre entidades que trabalham justamente a consciência do consumo para produzir matérias legais e disponibilizá-las no Portal de Ajuda: Ajuda você Ajudar.

Para dar início nessa campanha resolvi exibir esse vídeo que mexeu muito comigo, por um lado fiquei muito triste, por outro fiquei feliz pois ele me deu mais forças para continuar nessa campanha do Ajude o Zé, o retorno está sendo invisível, mas eu creio que as pessoas estão se sensibilizando com os problemas que venho apresentando aqui. Na verdade estamos gradualmente aprendendo juntos e agindo juntos....

Depois que assisti o vídeo no youtube, vi um comentário de uma jovem de 23 anos que escreveu isso há 6 meses atrás:

Sabe eu fico aqui na minha casa sem fazer nada e agora estou me perguntando o que eu posso fazer pra melhorar a vida de alguém? para lutar junto contra essa desigualdade? e não sei por onde começar tenho 23 anos e carrego no coração a esperança de um mundo mais justo. 2

Bom, se eu pudesse falar com ela agora diria para ler essas matérias do Zona de Equilíbrio, pois aqui estamos criando um espaço para as pessoas se orientarem em como ajudar o mundo e outras pessoas. Aqui a pessoa elege de forma espontânea o que quer ajudar...

Somos todos ignorantes e nosso modelo de desenvolvimento é ignorante, precisamos urgentemente nos mobilizar no sentido de entender os problemas, propor novos modelos e agir em função de um mundo melhor para todos.

No dia 27 de novembro pare e pense por 2 minutos porque o consumo exagerado é prejudicial ao mundo, depois visite o site da Akatu  e veja outras respostas. Eu enumeraria da minha cabeça alguns fatores: Produz muito lixo, engorda as pessoas, cria uma cultura de compra compulsiva, explora as pessoas produzem e que compram, aumenta a competitividade das pessoas de forma que se degladiam o tempo todo em troca de obterem mais e mais coisas, modas etc.... Coloca isso na balança... É muito pesado, por isso o mundo está caótico. O modelo de desenvolvimento atual precisa de um consumo crescente para continuar crescendo, gerando lucro, enchendo o bolso de uma minoria e explorando a vida de uma maioria que se degladia para sobreviverem...

Minha ajuda nessa campanha não é dizer pra ninguem que não compre nada no dia sem consumo, mas que pare e reflita sobre isso. Não peço que diminuam o consumo só nesse dia, mas em todos. O mundo precisa dessa sua consciência, sua geração e a geração dos seus filhos vão sofrer muito em virtude do culto ao consumo. Busque o equilíbrio...

Mais matérias serão exibidas sobre o dia sem consumo. O ZE também dará continuidade ao tema CONSUMO elecando as entidades que trabalham em prol do combate ao consumo desenfreado. Mas fará isso aos poucos, na medida e que o tempo dele permitir.

Gostou da matéria? Se sim vote e comente abaixo. O ZE fez sua parte, faça a sua, ajude divulgando essa matéria aos seus contatos. E caso conheça alguma entidade que forneça ajuda relativa ao consumo, por favor comente abaixo para que o ZE possa pesquisar.

Leia mais sobre o dia sem compras, clique aqui

sem_compras_ok_go3

Fontes:
1: http://atitudeco.wordpress.com/2010/11/16/dia-sem-compras-buy-nothing-day/
2: http://www.akatu.org.br/central/noticias/2010/27-de-novembro-e-dia-mundial-sem-compras
3: http://www.youtube.com/watch?v=FiVRfxilPNU



10 comentários:

  1. Apoena vamos dar as mãos ao Zé e melhorar o planeta!Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Excelente postagem Apoena... Escrevi um comentário enorme aqui e dei um back acidentalmente e perdi... fala sério... Bom em resumo queria só reforçar a mensagem para que todos nós tenhamos bem claro e forte as imagens desse vídeo, e que com isso nos lembremos de ajudar o próximo. Qualquer ajuda, por menor que seja, pode fazer a diferença pra quem realmente precisa! Continue com os excelentes posts e vamos apoiar o Zé!

    Abraços...

    ResponderExcluir
  3. Assim, penso que essa campanha é válida, e muito! Mas, poderíamos criar uma campanha paralela do DIA DE COMPRA CONSCIENTE, ou COMPRA SOCIAL.
    O essencial é pararmos com a egolatria, que nos enfeita até os genitais, para começar a pensar em comprar mais em prol dos outros, e de suas necessidades mais básicas!
    Abçs!

    ResponderExcluir
  4. Excelente contribuição para a campanha do Dia Mundial sem Compras, amigo Apoena!
    Você tem razão quando diz que poucos se senbilizam com estes temas, mas faça como o pássaro que leva a água no bico, tentando apagar o incêndio na floresta, sob o olhar perplexo dos outros animais...
    Você está fazendo a sua parte, e bem...
    Estarei divulgando seu link.
    Meu grande abraço,
    Yolanda

    ResponderExcluir
  5. Pessoal obrigado pelos comentários e espero podermos juntar as forças de nossos blogues em prol de campanhas desse gênero.

    Túlio e Adriana obrigado pelo apoio...

    Gabriel, sinto muito por ter perdido seu texto, isso acontece, eu tenho mania de dar ctrl + a e ctrl + c sempre, sou macaco velho nesse ponto. A idéia do vídeo era essa mesmo, acho que mostra as consequências de nosso modelo capitalista onde poucos tem muito e muitos tem pouco. E o consumo desenfreado é um dos motivos que leva a isso, basta pararmos e pensar.

    Ebrael, estou de acordo, quando surgir qualquer campanha relacionado ao consumo estarei dentro. Estou analisando duas entidades que trabalham com consumo consciente para criar matérias e inserí-las no meu portal de ajuda.

    Yolanda, estou seguindo seu conselho e fiquei muito feliz por toda a repercussão que essa matéria teve. Espero manter o nível... Mas nem sempre temos um vídeo com esse pra ajudar...

    Abraços a todos
    Apoena

    ResponderExcluir
  6. Bela e humanitária campanha,
    merece indicação,
    abçs Marivan

    ResponderExcluir
  7. Oi Marivan, obrigado pelas observações positivas.
    Vindo do 1º lugar do Ranking do DiHitt é muito bom.
    Conto com sua ajuda, afinal esse assunto do consumo é muito sério, ainda mais na véspera do Natal..
    Você viu o novo visual do Blogue?

    Abraços
    Apoena

    ResponderExcluir
  8. Parabens otima materia...e o melhor ainda é a maneira de expor...o video diz tudo!!gde abraço!!

    ResponderExcluir
  9. Que bom que gostou, essa é uma das minhas postagens preferidas. Peguei na veia das consequências do consumo desenfreado.

    Abraços

    ResponderExcluir

Ajude a divulgar a campanha "Ajude a Ajudar" Logo 120 x 120 pixels


Mais opções de banners veja em: Portal de Ajuda

Sites/Blogs que acompanho