terça-feira, 26 de outubro de 2010

Você sabe quantas sacolas plásticas são consumidas por minuto?

1 milhão de sacolas plásticas 
são consumidas por minuto..

Quando você coloca suas compras nos sacos plásticos, seja no supermercado, seja na padaria, farmácia etc, você está contribuindo para o consumo de 1 milhão de sacos plásticos por minuto no mundo.

Muita gente se pergunta: O que é que eu tenho com isso?
Não se preocupe, pois o planeta dará essa resposta com o tempo, podemos ser ignorantes para compreender certas coisas que nossos olhos não enxergam ainda, afinal como vamos ver a olho nú esse problema? Não tem jeito, só se visitarmos todos os locais onde se jogam o lixo nas cidades.

E falando desses lixões, você sabia que a cidade de São Paulo, mas a maior cidade do país, não tem mais onde depositar o lixo doméstico e comercial de seus mais de 10 milhões de moradores. A metrópole está sem aterro próprio desde novembro de 2009. Atualmente, a prefeitura se vale de dois depósitos privados, nos municípios de Guarulhos e Caieiras, para descartar 12 mil toneladas diárias, a um gasto mensal de R$ 6,6 milhões aos cofres públicos.

O que vocês acham que vão acontecer com as outras cidades um pouco "menores" nos próximos anos? Elas terão aterros? Então teremos diferentes cenários, daqui a 5 anos piora, daqui a 10 anos piora mais ainda e assim por diante. E então se convenceu que isso é um problema? Vamos tentar mudar esse futuro negro? Depende da consciência de cada um...

Crédito da Foto: http://planetasustentavel.abril.com.br
Detalhe, mesmo que todo mundo resolva "reduzir" o uso de sacos plásticos, teremos que aguardar os 400 anos para que o "estoque acumulado de proporções gigantescas" se decomponha... É triste!!! mas é anossa realidade.

Calcula-se que mundialmente:
  • São produzidas 150 sacolas plásticas por ano, por pessoa;
  • São consumidos 500 bilhões de sacolas pláticas por ano;
  • Que equivale a 1,4 bilhão por dia;
  • Portanto 1 milhão de sacolas por minuto;
Problemas:
  • Apenas 0,6% destas são recicladas;
  • Não são produtos biodegradáveis, o tempo que elas demoram a se decompor completamente na natureza é de, aproximadamente, 400 anos;
Soluções:
  • Usar menos;
  • Reaproveitar;
  • Substituir o plástico por materiais biodegradáveis (sacolas biodegradáveis);
  • Reutilizar caixas de papelão dos supermercados;
  • Não esquecer de deixar esses substitutos no porta mala do seu carro (senão você vai acabar usando uma)....

E você? O que você faz para diminuir essa quantia de sacolas produzidas por minuto?

    3 comentários:

    1. Esse realmente é um problema sério. Estou tentando racionalizar meu uso de sacolas plásticas, mas posso garantir que esse é um dos hábitos mais difíceis de serem modificados. São anos acostuma (ou seria melhor acomodado?) com o uso das sacolinhas que esse hábito está quase enraizado. Comprei até uma ecobag, mas quem diz que me lembro de pegá-la todas as vezes. Mas vou continuar tentando. Retroceder nunca, render-se, jamais, rss.

      ResponderExcluir
    2. 1 milhão por minuto é impressionante... Eu faço o possível para contribuir o mínimo - reutilizo sacos, e ando sempre com um ou dois na carteira, para quando faço compras na frutaria ou outro sítio no regresso do trabalho. Recuso muitos sacos (ou sacolas, como vocês dizem no Brasil), e os comerciantes ficam espantados... ainda

      ResponderExcluir
    3. Oi Reyder e Manuela, desculpe a demora em responder... Estou envolvido em muita coisa ao mesmo tempo... Mas sobre as sacolas, fico feliz por vocês estarem se esforçando. Ontem eu verifiquei o quanto a minha mudança de consciência está fazendo efeito na minha própria casa, pois antes tinha muitas sacolas plásticas guardadas para usar como lixo (Hoje ainda tenho mais já é umas 20 vezes menos, estão quase acabando, aí vou passar a comprar sacos biodegradáveis). Isso se deu no momento em que resolvi parar de pegar sacolas nos supermercados. Se fizer isso as outras práticas virão naturalmente, pois em algum momento vc não vai ter sacola para colocar o lixo.... Aí terá que optar pelas biodegradáveis, faça a escolha certa nesse momento, não vá pegar mais no supermercado para jogar o lixo, como todo mundo faz... Vamos gerar essa cultura.

      Levo 3 caixas de papelão no porta malas do meu carro (uma dentro da outra assim não ocupa muito espaço do porta malas) e tenho uma ecobag do Pão de Açucar no carro também. Ou seja não preciso de sacolas plásticas mais.

      Quando esquecer no carro ao ir ao supermercado, volte lá e busque, porque se fizermos isso nosso cérebro vai entender que isso é importante, pois não vai querer ficar voltando para buscar a sacola toda vez, assim os comportamentos vão mudando...

      Abraços
      Espero ter ajudado em algo. Vou responder os comenmtários mais rápoidos da próxima vez... Me desculpem.

      ResponderExcluir

    Ajude a divulgar a campanha "Ajude a Ajudar" Logo 120 x 120 pixels


    Mais opções de banners veja em: Portal de Ajuda

    Sites/Blogs que acompanho