terça-feira, 14 de dezembro de 2010

PROTEÇÃO AOS ANIMAIS - O ZÉ não gosta de confinamento - ARCA BRASIL


Na semana passada o ZÉ assistiu ao filme Terráqueos (mais informações em http://www.terraqueos.org/) que mostra cenas horríveis relacionadas aos maus tratos com os animais. Um documentário extenso que mostra que o ser humano utiliza de seu poder para submeter os animais a situações de muita dor e sofrimento. Faz também uma analogia do confinamento animal com o holocausto durante o nazismo e mostra que os animais possuem características parecidas comas do ser humano. Todo o documentário exibirá a exploração de 5 formas: Uso de animais de estimação, Alimentação, Vestuário, Entretenimento, Uso deles como cobaias nas pesquisas de medicamentos. Foi um dos filmes mais "pesados" que vi, mas realmente faz as pessoas pensarem a respeito.


Após ver o filme o ZÉ inclusive lançou um desafio aos blogueiros ambientais, um grupo muito sério e coeso, que trata de diversos assuntos ligados direta e indiretamente ao meio ambiente:

Será que esse filme retrata a realidade brasileira? Muitas imagens não foram obtidas aqui e sim nos Estados Unidos e outras regiões do mundo. A conclusão do grupo é que deveríamos investigar e pesquisar muito isso para podermos nos fundamentar em dados reais.


Um esforço aqui, outro ali está sendo feito nesse sentido. Mas o ZÉ supeita que esses dados estejam flutuando por aí, basta que as pessoas certas na hora certa nos dê as pistas. Dessa forma há algum tempo venho pensando nesse assunto, ainda mais chegando a proximidade do Natal, com festas e perus a vista. É preciso termos consciência de que nosso consumo seja no Natal ou fora dele está atrelado ao consumo de animais.


O ZÉ não quer nesse momento mudar o tipo de alimentação de ninguém, sendo radical e pedindo para todos serem vegetarianos, mas seu papel aqui e mostrar que é preciso equilíbrio nisso também e assim apresente a todos uma entidade que trabalha justamente com esse fim. Apresento-lhes:


ARCA BRASIL - CAMPANHA PELO FIM DO CONFINAMENTO ANIMAL



Sobre:

A ARCA Brasil - Associação Humanitária de Proteção e Bem-Estar Animal é uma entidade sem fins lucrativos, sem vínculos partidários ou religiosos, criada em 1993 com o objetivo de promover o bem-estar e o respeito aos direitos dos animais. Referência para entidades governamentais e não-governamentais, a atuação da ARCA Brasil é reconhecida internacionalmente. Sua proposta é interligar profissionais (em particular os médicos veterinários), saúde pública, proteção animal e sociedade para o aprimoramento das relações homem-animal.Mais informações clique aqui.



Ações:

Há 16 anos, a ARCA Brasil promove o bem-estar e o respeito aos direitos dos animais, utilizando como principal ferramenta a informação. Sua proposta é interligar profissionais (em particular os médicos veterinários), saúde pública, proteção animal e sociedade para o aprimoramento das relações homem-animal.

Referência para entidades governamentais e não governamentais, a atuação da ARCA é reconhecida no Brasil e no exterior.

Mais informações clique aqui.

Campanha: Pelo Fim do Confinamento Intensivo Animal


A ARCA Brasil se uniu à Humane Society Internacional, uma respeitada organização sem fins lucrativos que trabalha pelo bem-estar dos animais, com sede em Washington DC, na luta contra algumas das práticas mais cruéis da ‘indústria animal’.Clique aqui para ler na íntegra a campanha


Animais de Produção
Fique por Dentro
Galeria de Fotos


Como ajudar?

Ações - Veja no site da ARCA para mais detalhes
Faça Parte!
Mudanças de hábitos
Ações de sucesso
Alimentação consciente
Faça sua doação


Certificado de Produtos que respeitam a regras do bem estar animal: exija o certificado nos alimentos de origem animalConsumidor, produtos com este selo seguem critérios certificados em parâmetros de bem-estar animal.












____________________________________

O Zé lembra sempre, o Portal apenas serve como um catálogo que procura encontrar entidades sérias, mas a decisão final cabe a cada um. Sempre é recomendado que a pessoa procure saber mais sobre a entidade por ela mesma... O Portal de Ajuda pelo menos, dá várias alternativas com tipos de entidades diferentes, raios de ação variados e tipos de apoio que você pode dar.

Gostou da matéria? Se sim, agora é com você, faça sua parte ajudando o Zé a ajudar, envie para seus contatos essa matéria e comente sobre a entidade dizendo se você já ajudou, se conhece, se já ouviu falar. Com todos os comentários poderemos criar aos poucos um consenso coletivo sobre as entidades apresentada.

Caso queira indicar alguma entidade para o Zé envie email para zonadeequilibrio@gmail.com para análise. Contamos com sua contribuição.
Para ler mais matérias sobre doações, clique aqui. Para conhecer mais entidades do Portal de Ajuda, clique aqui.


Follow zonaDequilibrio on Twitter

10 comentários:

  1. Muito Bom o Post !
    bem informativo :o)
    Eu só tenho elogios a Humane Society , eu adotei um labrador femêa com 15 dias e até hoje só foi alegrias aqui pra casa :o) Amiga inseparavel da minha filha .Muito legal os dois se juntarem :o) Feliz em saber
    XOXO

    ResponderExcluir
  2. Oi Renatinha,

    Obrigado pela participação Renatinha. O ZE está começando a conhecer as entidades protetoras dos animais. Qualquer sugestão será bem vinda para nossa análise.
    Que legal, então sua adoção foi um sucesso né. Espero que seu comentário influencie algumas pessoas.
    O ZE agradece sua visita. Volte sempre.
    Entrei no seu blogue, bem legal...parabéns

    Abraços
    Apoena

    ResponderExcluir
  3. sou totalmente a favor!! de cada um fizer a sua parte, ja iremos longe!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  4. Concordo Carol...
    Para isso as pessoas precisam ter contato com a verdade. Nesse site da ARCA Brasil tem muita informação boa para provocarmos essa mudança.

    Abraços
    Apoena

    ResponderExcluir
  5. Muito interessante sua postagem, e informativa sobre o assunto confinamento.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  6. Oi Fátima,

    Que bom que gostou, o Z.E. sempre procura escrever de uma forma que chame a atenção das pessoas para essas causas importantes.
    Obrigado pela visita,

    Abraços
    Apoena

    ResponderExcluir
  7. Olá Apoena!

    Este é um assunto que ainda muito me entristece, mas, minha filha também assistiu a este vídeo, e ficou muito triste e promoveu muita informação no orkut, e-mails e msn, ela é uma defensora dos animais! São assuntos com necessidade de maior informação para conscientização, embora ainda um tanto difícil, mas, com a nossa confiança em Deus e fazendo nossa parte, estaremos colaborando para um mundo melhor!

    Um abraço,
    "Todo o Conhecimento é Luz que Inspira a Alma" -*Vera Luz*-

    ResponderExcluir
  8. Querida Amiga iluminada,

    Que orgulho você deve ter da sua filha e que consciência ela possui. Fala pra ela que o Z.E. está muito orgulhoso dela.
    No futuro será ela que vai levar a luz para as pessoas. Estou aqui apenas fazendo meu papel e defendendo práticas menos dolorosas para os bichos.
    Será que precisamos matar tanto assim. Veja um contador de animais mortos por segundo no mundo no blogue do meubixano que está indicado nas parcerias. São centenas de animais abatidos por segundo, é impressionante como a raça humana está matando e confinando os animais.
    E quantos de nós se sensibiliza com isso? porque?
    Obrigado pela participação e volte sempre amiga de luz.

    Abraços
    Apoena

    ResponderExcluir
  9. Apoena,

    Parabéns por tratar do tema!

    A arca realmente tem um trabalho bem significativo!

    Nos EUA teve uma história interessante de uma mulher que lutou sozinha contra as formas de abate nas fazendas. Me parece que ela tinha alguma capacidade especial de comunicação com animais, e conseguia se conectar com o que eles sentiam nesse processo. Eu não sei os detalhes da história, mas é famosa.

    O Brasil está engatinhando nesse sentido, ainda mais em lugares mais rurais. O desrespeito de todas as formas com os animais devia ser proibido por lei, principalmente naqueles casos onde ninguém quer mexer, porque envolve muito dinheiro...como é o caso da indústria de entretenimento dos rodeios e dos testes em laboratórios.

    Temos que lutar por isso, não é possível que nossas leis continuem tão desumanas.

    Um grande abraço! =)

    ResponderExcluir
  10. Oi Carol,

    Pedi pra você colocar o comentário aqui na matéria para enriquecer mais a causa tratada.
    Essa história dessa mulher nos EUA e o cenário no Brasil daria material para muitas postagens.
    O Z.E. agradece muito sua visita e está esperando novas postagens suas no http://umpardeoculos.blogspot.com/

    Abraços
    Apoena

    ResponderExcluir

Ajude a divulgar a campanha "Ajude a Ajudar" Logo 120 x 120 pixels


Mais opções de banners veja em: Portal de Ajuda

Sites/Blogs que acompanho